13 fevereiro 2011

Carne vermelha - benefícios e malefícios

Um dos alimentos mais “antigos” é, sem dúvida, a carne vermelha. Desde sempre o ser humano caçou animais para se alimentar. Parece, então, haver uma contradição em dizer que esta carne faria mal a nosso organismo. Vamos, então, explicar melhor certas teorias e boatos que estão sempre aparecendo por aí.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer, fez com que constatassem que um em cada dez casos de câncer no pulmão e intestino poderia ser evitado se a ingestão de presuntos, carnes, salsichas e bacon fossem diminuídas. Um outro estudo feito pela revista Plus Medicine mostra que os pesquisadores fizeram uma ligação entre o câncer de fígado e esôfago com o consumo de carne vermelha.

O que faria, no entanto, com que fosse mais propício que aqueles que comessem carne vermelha desenvolvessem o câncer é a existêcia da gordura saturada em sua composição. É importante ressaltar que a quantidade de gorduras nas carnes varia muito, tanto pelo tipo dela, quanto pela forma com que ela é preparada, assim como a quantidade ingerida. Sendo assim, caímos em um conceito já bem batido:“Tudo em execesso faz mal”, e a carne em excesso também faz mal. O ideal é equilibrar a quantidade e as formas de preparo dela. A carne bovina é 6 por cento superior (1,8 %) em quantidade de gordura que a suína (1,2%) e, quando as duas são assadas, a primeira passa a 9,2 % de gordura enquanto a suína passa a ter 13%. Sem contar o fato de que as pessoas têm comido cada vez mais gorduras e carboidratos, o que os cientistas também acham que influi no aumento do problema em ingerir carne vermelha.

Isso, no entanto, é só um dos lados da moeda. A carne vermelha é extremamente importante para o crescimento de uma criança devido a seus aminoácidos. Possui minerais importantíssimos, dos quais se destacam: o ferro, que possibilita que seja evitada a anemia e grandes quantidades de zinco e água que ajudam a manter o metabolismo, o que auxilia na perda de peso. A proteína é o elemento essencial para o crescimento e a construção de novos tecidos no corpo, assim como para reparar tecidos fissurados. Isso tudo acontece quando se faz musculação e, por isso, a ingestão de carne vermelha é tão indicada para aqueles que desejam aumentar a massa muscular.
Percebendo que a carne vermelha ajuda muito a manter uma vida saudável, devemos procurar alternativas para que continuemos a desfrutar dos benefícios que ela oferece, evitando a “parte que faz mal”. 

9 comentários:

  1. é bem isso flor, td q a gente ingere de forma balanceada é o correto, nenhum alimento está aí pra fazer mal, nós que o usamos de má forma e temos os problemas devido ao abuso deste ou daquele...
    muito bommmmm o post
    um lindo domingo pra ti

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Moderação sempre, né?
    O post está jóia.
    Bjus
    Giza

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho tentado comer carne vermelha só 02 vezes por semana, e nos outros dias como carne branca. Tenho ainda tentado incluir o peixe, mas a danada da carne vermelha fica a espreita, rs. Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Querida Alma Magra em Cristo
    Belíssimo post! Eu prefiro evitar a carne vermelha mesmo. Estou te seguindo, conforme vc me pediu. Álias, o que não faz uma santa madre pela conversão dos pecadores?
    Santo Ósculo em seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom sinceramente eu acho que seu nome não é Luciana! Pra mim é vencedora ! sério
    e com certeza estou te seguindo, adorei seu blog, e desejo mais conquistas e que vocÊ merece tudo de bom, beijos !!
    Adoooorei seu cantinho !!!!!

    Meu blog de emagrecimento :


    http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Visita o blog da dieta coletiva, que já tá bombando. Aquele que visitou é só um teste.

    Bjos

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  8. ops.. .esqueci de colocar o endereço

    www.dietacoletiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lú!! Amiga, sou ultra carnívora, mas nas últimas semanas tenho conseguido trocar pelo frango ou peixe, e não senti aquela necessidade louca de comer carne, como de outras vezes!! Acredito, como já disseram as amigas acima, que a palavra de ordem é moderação, né?? Bjkas e ótima semana!

    ResponderExcluir

Deixa um recadinho aí vai!!!!
Só um!!!
Um oieee pelo menos....
Eu amoooo comentários!!!
Brigadinhuuuu