domingo, 13 de fevereiro de 2011

Carne vermelha - benefícios e malefícios

Um dos alimentos mais “antigos” é, sem dúvida, a carne vermelha. Desde sempre o ser humano caçou animais para se alimentar. Parece, então, haver uma contradição em dizer que esta carne faria mal a nosso organismo. Vamos, então, explicar melhor certas teorias e boatos que estão sempre aparecendo por aí.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer, fez com que constatassem que um em cada dez casos de câncer no pulmão e intestino poderia ser evitado se a ingestão de presuntos, carnes, salsichas e bacon fossem diminuídas. Um outro estudo feito pela revista Plus Medicine mostra que os pesquisadores fizeram uma ligação entre o câncer de fígado e esôfago com o consumo de carne vermelha.

O que faria, no entanto, com que fosse mais propício que aqueles que comessem carne vermelha desenvolvessem o câncer é a existêcia da gordura saturada em sua composição. É importante ressaltar que a quantidade de gorduras nas carnes varia muito, tanto pelo tipo dela, quanto pela forma com que ela é preparada, assim como a quantidade ingerida. Sendo assim, caímos em um conceito já bem batido:“Tudo em execesso faz mal”, e a carne em excesso também faz mal. O ideal é equilibrar a quantidade e as formas de preparo dela. A carne bovina é 6 por cento superior (1,8 %) em quantidade de gordura que a suína (1,2%) e, quando as duas são assadas, a primeira passa a 9,2 % de gordura enquanto a suína passa a ter 13%. Sem contar o fato de que as pessoas têm comido cada vez mais gorduras e carboidratos, o que os cientistas também acham que influi no aumento do problema em ingerir carne vermelha.

Isso, no entanto, é só um dos lados da moeda. A carne vermelha é extremamente importante para o crescimento de uma criança devido a seus aminoácidos. Possui minerais importantíssimos, dos quais se destacam: o ferro, que possibilita que seja evitada a anemia e grandes quantidades de zinco e água que ajudam a manter o metabolismo, o que auxilia na perda de peso. A proteína é o elemento essencial para o crescimento e a construção de novos tecidos no corpo, assim como para reparar tecidos fissurados. Isso tudo acontece quando se faz musculação e, por isso, a ingestão de carne vermelha é tão indicada para aqueles que desejam aumentar a massa muscular.
Percebendo que a carne vermelha ajuda muito a manter uma vida saudável, devemos procurar alternativas para que continuemos a desfrutar dos benefícios que ela oferece, evitando a “parte que faz mal”. 

9 comentários:

Anna disse... [Responder comentário]

é bem isso flor, td q a gente ingere de forma balanceada é o correto, nenhum alimento está aí pra fazer mal, nós que o usamos de má forma e temos os problemas devido ao abuso deste ou daquele...
muito bommmmm o post
um lindo domingo pra ti

Giza disse... [Responder comentário]

Oi
Moderação sempre, né?
O post está jóia.
Bjus
Giza

Michele disse... [Responder comentário]

Eu tenho tentado comer carne vermelha só 02 vezes por semana, e nos outros dias como carne branca. Tenho ainda tentado incluir o peixe, mas a danada da carne vermelha fica a espreita, rs. Beijo e bom domingo!

Madre Madalena da Santíssima R.A. disse... [Responder comentário]

Querida Alma Magra em Cristo
Belíssimo post! Eu prefiro evitar a carne vermelha mesmo. Estou te seguindo, conforme vc me pediu. Álias, o que não faz uma santa madre pela conversão dos pecadores?
Santo Ósculo em seu coração!

Carolina C. disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina C. disse... [Responder comentário]

Bom sinceramente eu acho que seu nome não é Luciana! Pra mim é vencedora ! sério
e com certeza estou te seguindo, adorei seu blog, e desejo mais conquistas e que vocÊ merece tudo de bom, beijos !!
Adoooorei seu cantinho !!!!!

Meu blog de emagrecimento :


http://minhalutapeloemagrecimento.blogspot.com/

Clau Finotti disse... [Responder comentário]

Olá!

Visita o blog da dieta coletiva, que já tá bombando. Aquele que visitou é só um teste.

Bjos

Clau Finotti

Clau Finotti disse... [Responder comentário]

ops.. .esqueci de colocar o endereço

www.dietacoletiva.blogspot.com

Taciana disse... [Responder comentário]

Oi Lú!! Amiga, sou ultra carnívora, mas nas últimas semanas tenho conseguido trocar pelo frango ou peixe, e não senti aquela necessidade louca de comer carne, como de outras vezes!! Acredito, como já disseram as amigas acima, que a palavra de ordem é moderação, né?? Bjkas e ótima semana!